Reunião Governador Romeu Zema, Secretários de Saúde e Desenvolvimento Econômico, Federaminas, FCDL e ACIAM

Para tratar dos "Reflexos da Onda Roxa no estado"

30/03/2021 às 09h21

A ACIAM vem tentando incansavelmente defender os interesses das empresas locais junto à Prefeitura durante todo esse período de pandemia, e desse abre e fecha do comércio, sempre zelando pelas vidas e saúde da população, respeitando as condições sanitárias e de saúde de cada período, mas também protegendo a sobrevivência das empresas locais, na tentativa de reduzir os impactos de todas as restrições que lhes são impostas.

Acontece que a Onda Roxa foi uma imposição para todo o estado, tirando a autonomia dos municípios de estabelecer outras regras, respeitando as condições regionais. Podem apenas restringir ainda mais.

Hoje nosso Presidente Amarildo Pereira, ao lado das Federações que nos representam no estado - Federaminas e FCDL, participou dessa reunião, na qual puderam expor todas as preocupações com a situação das nossas empresas, que estão passando muitas dificuldades, chegando no limite de todos os seus recursos, e ainda sem a ajuda do governo para custear parte da Folha de Pagamento, como tiveram no ano passado, e cobrar do estado soluções.

O governador relatou suas preocupações com o colapso da situação da saúde no estado, o agravamento da situação, os números alarmantes, a falta de leitos e recursos, e informou que por esse motivo ainda não pode modificar o posicionamento de rigidez frente à pandemia. O estado seguirá na Onda Roxa, e não há ainda decisões quanto à data do término dessas restrições, inicialmente previsto para 04/04/2020, mas podendo ser prorrogada.

Diante desse cenário, vamos nos reunir com a Prefeitura Municipal nos próximos dias, para levar algumas demandas que possam pelo menos amenizar a situação das nossas empresas no enfrentamento da pandemia, e reuniremos também com as Federações que nos representam, para discutir medidas a serem tomadas com relação às imposições rígidas impostas pelo estado por mais tempo que o esperado, suportado, tolerado pelas empresas mineiras.

Participantes:

Governo do Estado: