A Aciam promove primeira Reunião de Lideranças com foco na situação preocupante de Mariana

Mariana

26/04/2019 às 14h38

A Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (Aciam) reuniu-se no dia 17 e 24 de abril de 2019, com representantes do executivo, câmara municipal, Prestadores de Serviços e Locadoras de Equipamentos de Mariana (AMPLA) além de representantes de comunidades locais. O objetivo dessa reunião que acontecerá semanalmente, é unir forças para achar soluções e assim promover a recuperação socioeconômica, de forma que favoreça o comércio e demais serviços do município.

Entre as cobranças levantas nesse encontro, estão a transparência nos processos de concorrência, já que a Fundação tem sido alvo de denúncias por apresentar supostas irregularidades.

Principais levantamentos

O vereador Fernando Sampaio defendeu que todos os esforços não devam ser direcionados somente a Renova, mas também à empresa Vale. Valério Vieira, representante do Sindicato Metabase de Mariana, destaca que a fundação foi criada com o intuito de que as cobranças de responsabilidade não atingissem a Fundação Vale do Rio Doce.

Também estava presente na reunião o Vice-prefeito, Newton Godoy, que falou sobre as intenções do poder executivo em pressionar a Vale caso a empresa desista de minerar no munícipio para que ela libere a concessão e outras iniciativas possam explorar na região.

Terminada a reunião e o fim das sugestões, bem como comentários isolados, ficou estabelecido que será formada uma comissão para melhorar o planejamento do movimento, além da criação de um calendário com cronograma de ações e também serão designadas tarefas aos integrantes.

A Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (Aciam), estabeleceu que haverá novos encontros para que sejam discutidas todas as ações. Nós da Aciam, assumimos forte compromisso com nossos associados, empresas e também com os cidadãos do município.